10% OFF na primeira compra.

Troca fácil em até 30 dias

Os 6 tipos de gola em camisas masculinas

Descubra como identificar e escolher o melhor colarinho de camisas para cada ocasião com esse Guia de Colarinhos!

golas de camisa

6 minutos

À primeira vista, todas as camisas podem parecer iguais, certo? Bem, pense de novo... As variações entre as golas são sutis, mas têm um grande impacto no seu visual!

Agora é a hora de desvendar as diferenças entre uma gola clássica e uma gola mandarim, e aprender a escolher o estilo ideal para cada ocasião.

Com essas informações em mãos, você estará pronto para selecionar o modelo mais adequado para transmitir a imagem que deseja. Vamos nessa?!

Gola clássica (ou francesa)

Também conhecida como gola ponta, é a mais tradicional e versátil!

A grande maioria das camisas que encontramos por aí tem esse tipo de gola. Aqui na Oficina, o modelo Paris é o exemplo perfeito.

  • Quais são suas características? As pontas são mais afastadas e não são tão alongadas.
  • Como usar? Pode ser usada com gravata (usando o nó Half Windsor ou o simples) ou abotoada até o topo para um visual mais formal.
  • Onde usar? Essa gola é super versátil e cabe em qualquer ocasião: reunião, casamento, e até no rolê do final de semana.

Gola italiana

Esse modelo é tão clássico quanto a francesa. No entanto, esse colarinho italiano é mais conhecido por ser larga e aberta! Como exemplo, dá uma olhada na Camisa Roma da Oficina!

  • Quais são suas características? As pontas são mais afastadas, e passam uma impressão de mais "achatadas" e curtas.
  • Como usar? Combine com gravatas cujo nó seja mais largo e volumoso, como o Windsor para preencher todos os espaços no colarinho.
  • Onde usar? O colarinho é mais associado a um estilo formal e sofisticado. Portanto, é uma escolha popular para eventos formais ou reuniões de negócios.

Por ser mais aberta e espaçosa, pode ajudar a equilibrar rostos mais estreitos e alongados. Mas, cuidado: ela também pode ressaltar as características de rostos arredondados.

Gola inglesa

O meio termo entre o francês e o italiano: mais alongado, e mais fechado.

  • Quais são suas características? As pontas são mais pontiagudas, estreitas e fechadas quase remetendo a uma arquitetura gótica!
  • Como usar? Combine com gravatas mais finas e faça um nó simples ou pequeno. Esses nós ficarão mais proporcionais à abertura mais estreita da gola inglesa! Nós muito volumosos podem parecer desproporcionais, evite.
  • Onde usar? Esse tipo de colarinho é mais estruturado e formal, muito usado em trajes executivos e eventos sociais refinados.

Por ser mais alongada e pontiaguda, ela pode ajudar a alongar visualmente o pescoço e equilibrar características faciais.

Gola americana (ou button-down)

A origem da gola button down é bem interessante: ela surgiu no contexto de jogos de golfe. Os jogadores enfrentavam um problema com o colarinho levantando ao vento, o que atrapalhava a visão. Foi aí que veio a ideia de acrescentar os botões tão característicos dessa gola, para mantê-la fixa e não atrapalhar nos jogos!

  • Quais são suas características? Possui botões nas pontas, um de cada lado.
  • Como usar? Ela é projetada para ser usada sem gravata, proporcionando conforto e liberdade de movimento. No entanto, se optar por usar uma gravata, escolha modelos que acompanhem a pegada mais informal da camisa, como gravatas de tricô ou mais descoladas.
  • Onde usar? Os botões trazem um ar mais informal, e por isso, cabe em ocasiões mais casuais. Vale até usar em ocasiões de trabalho, desde que não seja tão formal assim.

Conheça a Camisa Oxford, que tem uma gola americana para trazer uma diferenciação às suas produções!

Gola mandarim (ou mao)

Também conhecida como gola chinesa e com origem oriental, é caracterizada por ser curta e reta, sem a presença de pontas dobradas para baixo como nas golas tradicionais.

  • Quais são suas características? Não possui lapelas, e tem os cantos arredondados. Fica bem rente ao pescoço e não tem nenhum tipo de abertura na parte frontal da camisa.
  • Como usar? A ausência de lapelas dispensa o uso de gravatas. Sinta-se livre para combiná-la com os mais variados tipos de terceiras peças: paletó slim fit, bomber, jaqueta jeans.
  • Onde usar? Também é um modelo mais despojado, fica excelente no dress code Esporte Fino. Use em eventos mais formais se você busca por diferenciação, caso eles não exijam traje social completo! Também é uma boa pedida para casamentos diurnos, por serem mais informais.

A gola mandarim e a padre são super parecidas. Um pequeno recorte na parte frontal da gola padre as difere! É uma opção intermediária entre a formalidade da gola clássica e a casualidade da gola mandarim.

Gola quebrada (wing collar)

Chegou a hora da gola mais formal de todas! É um estilo de gola caracterizado por duas pontas pontiagudas que se projetam para fora do pescoço, formando um ângulo agudo na parte da frente.

  • Quais são suas características? Pontas levantadas, voltadas para cima e para fora.
  • Como usar? Ela foi projetada para ser usada com uma gravata borboleta, proporcionando um visual clássico e sofisticado.
  • Onde usar? Muito usada em eventos com traje black tie e trajes de gala!

Não é uma questão de um OU outro; mas sim um E outro.

Você não precisa escolher apenas um tipo de gola para apostar nas suas produções. Como vimos agora, cada uma delas tem um uso específico e um armário versátil é um armário com variação de informações, inclusive das golas.

Experimente variar seus colarinhos para adicionar variedade aos seus looks! Com tantas opções disponíveis, desde a clássica gola italiana até a distinta gola mandarim, há sempre uma escolha adequada para cada ocasião e gosto pessoal.

Lembre-se sempre que o tecido também influencia na mensagem final do seu look.

Por exemplo: escolher uma camisa jeans com gola italiana - como essa nossa Camisa Jeans - irá unir sofisticação e casualidade, porém não será adequada para ambientes formais.

Analise cuidadosamente as características gerais de uma camisa para determinar em quais ocasiões ela se adequa ao seu estilo de vida.