Sucesso recente do cinema, Oppenheimer é um drama histórico dirigido por Christopher Nolan e baseado no livro biográfico vencedor do Prêmio Pulitzer, “Prometeu Americano: O Triunfo e a Tragédia de J. Robert Oppenheimer”, escrito por Kai Bird e Martin J. Sherwin.
Ambientado na Segunda Guerra Mundial, o longa acompanha a vida de J. Robert Oppenheimer (Cillian Murphy), físico teórico da Universidade da Califórnia e diretor do Laboratório de Los Alamos durante o Projeto Manhattan - que tinha a missão de projetar e construir as primeiras bombas atômicas.
A trama acompanha o físico e um grupo formado por outros cientistas ao longo do processo de desenvolvimento da arma nuclear que foi responsável pelas tragédias nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, no Japão, em 1945. Além de Cillian, o elenco também traz nomes como Emily Blunt, Matt Damon, Robert Downey Jr., Florence Pugh, Gary Oldman, Jack Quaid, Gustaf Skarsgård, Rami Malek e Kenneth Branagh.
O figurino
Além do enredo e da estupenda fotografia de clima noir, outro destaque do filme de Nolan é a roupa que o personagem principal veste. O ator Cillian Murphy, que emagreceu bastante para viver o físico que dá nome ao longa – dizem que a dieta, super restrita, se resumia a uma amêndoa por dia –, veste uma alfaiataria impecável, de silhueta folgada, bem ao estilo anos 1940. E a maior curiosidade é que seus looks foram inspirados em nada mais, nada menos do que David Bowie.
Uma das inúmeras entrevistas dadas pelo ator para promover a superprodução foi para a MTV Movies, onde ele surpreendeu ao revelar como o cantor influenciou seu figurino.
David Bowie
"Nós trabalhamos bem de perto com a nossa figurinista para projetar as roupas. E, particularmente, eu queria capturar a silhueta dele — ele era muito frágil, extremamente magro, e eu queria acertar nessa silhueta. Chris [Christopher Nolan, o diretor], estranhamente, me enviou algumas fotos de David Bowie, de certos períodos da carreira dele, como o período Thin White Duke. Ele usava aquelas calças enormes, era tão esguio, mas estiloso pra c*ralho... Então, de forma estranha, usamos aquilo em algumas das calças de Oppenheimer”, explicou Cillian Murphy.
David Bowie incorporou a persona do sombrio e paranoico Thin White Duke em 1976, com o lançamento do álbum “Station to Station”. Mesclando soberbamente soul music com rock avant-garde, a obra foi gravada enquanto ele estava no auge do vício em cocaína e no limite de sua sanidade.
O resultado
O resultado é um figurino composto por calças pregueadas, de cintura alta, ajustadas com suspensórios, além de gravatas curtas, paletós alongados, casacos ao estilo cabã, e os chapéus de abas largas que Bowie também usava.
As cores são sóbrias, com predominância de cinza, marrom, azul claro e preto. Um primor! Vá ver no cinema.
Postado em: