10% OFF na primeira compra.

Troca fácil em até 30 dias

Óculos escuros: os modelos clássicos que nunca saem de moda

Na hora de escolher um óculos escuros, é recomendado ir atrás dos clássicos. Eles são fácies de combinar, duradouros e poderão te acompanhará por anos, sem sair de moda.

6 minutos

✈️ Para ler na fila do embarque! Itens que resistiram ao teste do tempo são chamados de atemporais. Eles são ótimas escolhas pois, independente da década ou daquilo que está na moda, estarão sempre em dia. Exemplo disso são os óculos escuros: Aviador, Clubmaster e Wayfarer, da Ray-Ban. O 649 e o 0714s, da Persol. O Lemtosh e o Miltzen, da Moscot. Além de outros das marcas Oliver Peoples e Cutler & Gross. Esses são verdadeiros clássicos!

A busca pelos clássicos

Acessórios indispensáveis no verão, os óculos escuros se multiplicam nos mais variados formatos e alternam materiais como acetato e metal. Além de procurar o modelo que funciona melhor em seu rosto, é preciso separar o joio do trigo e acertar na escolha para que a peça atravesse também as outras estações sem perder o estilo. Como disse o Yves Saint Laurent:

A moda passa, o estilo é eterno

Na Oficina, gostamos de itens que duram e que resistem a tendências e modismos. Para ajudar nessa busca pelos óculos perfeitos, elaboramos uma lista de modelos clássicos e atemporais, consagrados pelas maiores celebridades do planeta. Afinal, se ícones de estilo como Steve McQueen, Tom Cruise ou Johnny Depp usam, você também pode e deve usar.

Ray-Ban

Fundada em 1937, a Ray-Ban talvez seja a marca de óculos escuros que mais emplacou sucessos ao longo de sua história. Vamos citar apenas os três mais famosos aqui.

Aviador

O Aviador foi desenvolvido originalmente na década de 1930, a pedido do Corpo Aéreo dos Estados Unidos, para proteger os olhos dos pilotos enquanto voavam. Extremamente leve e de linhas finas, o Aviador ganhou popularidade nos anos 1950, no rosto de Elvis Presley e, três décadas depois, no de Michael Jackson. Não à toa, brilhou no filme Top Gun, usado pelo ator Tom Cruise. Fica particularmente bom em rostos ovais ou quadrados.

Tom Cruise em Top Gun com o Aviador da Ray-Ban

Clubmaster

Clássico nascido nos anos 1940, o Clubmaster é um ótimo exemplo de browline glasses, ou seja, óculos com a parte superior da armação que lembra o formato das sobrancelhas. Muito estiloso, ele combina dois materiais: plástico e metal. Foi o escolhido do ativista americano Martin Luther King e também do ex-jogador de futebol David Beckham, que sabe tudo de estilo. É indicado para rostos quadrados ou triangulares, mas regras existem para serem quebradas, certo?

Clubmaster com David Beckham e outros

Wayfarer

Ícone dos anos 1950, o Wayfarer renasceu no final dos anos 2000 e, graças ao seu inconfundível desenho em forma de trapézio, não deve desaparecer tão cedo. Feito de acetato, ele é o curinga que funciona bem tanto em situações casuais, quanto em festas de gala. É um básico que virou clássico do repertório masculino e que, recentemente, foi reinventado com o Mega Wayfarer, um modelo que revisita as linhas geométricas, mas com uma haste mais larga. Funciona bem em rostos angulosos.

Wayfarer nos rostos de Beckham, Dicaprio e outros

Persol

Com uma história de charme, elegância e tradição, a Persol se tornou exemplo de qualidade e estilo. A marca italiana, criada em 1917 pelo fotógrafo Giuseppe Ratti, caiu nas graças de pilotos de aviões, carros e até de motociclistas. Foi parar nas telas e nos bastidores do cinema, no rosto de astros e ícones de estilo eternos.

649

Originalmente concebido em 1957, o 649 tornou-se uma lenda quando o ator italiano Marcello Mastroianni apareceu com ele no filme Divórcio à Italiana, de 1961. Feito de acetato, tem um sistema de hastes flexíveis que permite que os óculos se adaptem a todos os formatos de rosto.

Mastroianni e seu Persol

0714s

O saudoso ator Steve McQueen e seu par de óculos 0714s da Persol eram inseparáveis. Nas telas de cinema, formaram dobradinha de sucesso no filme Crown, O Magnífico, de 1968. Nas pistas – sim, McQueen também era piloto de carros de corrida – e nas ruas, desfilavam estilo a bordo de diferentes modelos Porsche. Um clássico eterno carregado de história.

Steve McQueen e seu par de óculos 0714s da Persol

Moscot

A empresa foi fundada por Hyman Moscot, que chegou da Europa Oriental em 1899 e começou a vender óculos em uma carrocinha em Orchard Street, em Manhattan. Só em 1915 Moscot conseguiria, finalmente, abrir a primeira loja em Rivington Street. A Moscot é mais do que uma grife de óculos. Ela simboliza um jeito de ser, de pensar e de viver.

Lemtosh

Escolha de Johnny Depp (que tem uma verdadeira coleção em casa), é o mais conhecido e versátil. A perfeita definição de básico atemporal.

Johnny Depp com um de seus Lemtosh

Miltzen

Consagrado por Andy Warhol (que usava também a versão de receituário em acetato cristal transparente), John Lennon e até Ghandi, é clássico até dizer chega. Se você quer fazer história, este é o modelo.

Miltzen com Andy Warhol

Oliver Peoples

Fundada em 1986 na Califórnia, a Oliver Peoples tornou-se conhecida por suas parcerias com celebridades e com grifes de luxo e de vanguarda. Usados por Kanye West, Johnny Depp e Robert Downey Jr, os óculos são considerados referência em design e o fato de não possuírem logomarca aparente os tornam ainda mais desejados. A maioria das armações traz acabamentos discretos e, em geral, são confeccionadas artesanalmente em acetato e metal.

Victory OV1001

Um dos óculos mais conhecidos da marca, graças a Brad Pitt, que usou o modelo com armação de metal e lentes fumê no filme Mr & Mrs Smith.

Mr. Smith, interpretado por Brad Pitt, com o clássico da Oliver Peoples

Cutler & Gross

Verdadeira instituição britânica, a marca foi fundada pela dupla Graham Cutler e Tony Gross em 1969, em plena Swinging London, e logo se destacou pela extrema qualidade dos óculos feitos à mão. O estilo aqui é para quem tem personalidade e gosta de produtos sofisticados. A marca forneceu os belos óculos dos filmes da franquia Kingsman.

O ator Daniel Craig usa o modelo 1302 no recém-lançado filme Glass Onion: Um Mistério Knives Out, sequência de Entre Facas e Segredos, no qual ele usou o 1303-05. Ambos têm linhas arredondadas que resistem a todas as tendências e nunca saem de moda.

Cutler & Gross no filme Knives Out, com Daniel Craig