Uma fibra natural e nobre
Cashmere é uma fibra natural de origem caprina, proveniente do pelo da cabra que habita as montanhas da Ásia Central. Essa lã é extremamente macia e leve, o que a torna altamente valorizada na indústria da moda. Além disso, o cashmere é conhecido por ser um isolante térmico eficiente, proporcionando conforto e aquecimento sem adicionar peso.
Utilizado durante séculos pelas antigas comunidades de pastores como proteção contra o rigoroso clima da Ásia Central, o cashmere carrega uma história que passa por diversas civilizações, ligando os conhecimentos ancestrais de Oriente e Ocidente, até chegar ao uso contemporâneo.
O toque inexplicável e as incríveis propriedades de isolamento térmico dos fios de cashmere foram explorados, ao longo dos séculos, por comerciantes e pastores, até chegarem às cortes de príncipes e imperadores. Atualmente, são uma junção de fatores que faz com que essa matéria prima seja reconhecida por sua excelência.
Raridade e escassez
A origem do cashmere é muito exclusiva. A região de Kashmir – daí o nome – é dividida entre Afeganistão, Índia e China, mas o mais nobre dos fios de cashmere vem dos campos da Mongólia Interior, habitat da cabra Hircus.
Por baixo de sua longa e áspera pelagem externa, a Hircus desenvolveu uma espessa subcamada de pelos, também conhecida como duvet, composta por milhares de fibras extremamente finas e macias. Elas servem como um isolante térmico eficaz, protegendo nos escaldantes verões e também nos invernos gelados, quando a temperatura ali pode chegar a -30º C!
Quanto mais extrema for a temperatura, mais longa e macia é a fibra das cabras da região. A produção é limitada, pois a cabra Hircus produz uma quantidade muito pequena de lã. A coleta é um processo muito trabalhoso, que requer muita habilidade experiência para ser realizado corretamente.
Complexidade no processo de fabricação
O cashmere é coletado em um ritual milenar que ocorre somente uma vez ao ano, durante a primavera, quando o clima está mais ameno. Os pastores escovam suavemente as cabras, com um pente especial, para colher o subpelo do queixo e da barriga de maneira indolor e inofensiva. Cada cabra produz aproximadamente de 200 a 300 gramas de bons fios ao ano, uma quantidade limitadíssima que explica o alto valor de um cashmere de qualidade. Antes de serem transformadas em fio, as fibras de cashmere devem ser cuidadosamente separadas e limpas. Em seguida, o fio é tramado em tecidos de alta qualidade, usados na confecção das roupas e dos acessórios.
Beleza
Por fim, o cashmere é muito valorizado por sua beleza. As cores naturais das fibras variam de branco a cinza e marrom, o que dá ao tecido uma aparência rica e sofisticada. Além disso, o cashmere pode ser tingido em uma variedade de cores vibrantes, o que significa que as peças de roupa feitas a partir desse tecido, como os belos suéteres da Oficina, podem ser tão bonitas quanto são confortáveis. Cashmere e quiet luxury são o casamento perfeito.
Cashmere da Oficina
É por conta do nível de sofisticação da matería prima e do seu processo de fabricação que conseguimos chegar em peças que transmitem todo esse luxo. Na Oficina, criamos o Suéter Puro Cashmere pensando exatamente em transmitir essa elegância na peça mais icônica deste material: o suéter.
Além do clássico suéter, desenvolvemos um Hoodie de Puro Cashmere.
Uma peça com matéria prima nobre feita em lã importada de origem certificada com fios vindos da Mongólia, onde se encontram os de maior qualidade.
Criamos também uma jaqueta de cashmere que se tornou a favorita do nosso CEO. Nela foi usada uma combinação perfeita de 100% cashmere e nylon que confere a peça um visual contemporâneo e versátil. Temos o melhor de cada matéria prima. A leveza e o poder de aquecer do cashmere juntamente com função corta vento do nylon.
Cuidados com o seu cashmere
O cashmere tem uma durabilidade altíssima. Suas peças, se bem conservadas, poderão te acompanhar a vida toda.
Lavagem
Lave o seu cashmere sempre à mão, do avesso, com água morna para evitar encolhimento das fibras. Evite torcer a peça para não deforma-la. Se a sua máquina de lavar tiver a função “lavagem à mão”, basta colocar o seu suéter em um saquinho próprio antes de iniciar o processo.
Secagem
Não torça de forma alguma a sua peça de cashmere para tirar o excesso de água. Isso pode deformar a roupa. Prefira enrola-la em uma toalha, fazendo uma suave pressão para escoar a umidade. Depois, estenda sobre uma nova toalha, limpa, e deixe secar naturalmente. Mantenha o cashmere longe de fontes de calor como radiadores ou luz direta do sol. Seque na sombra.
Como guardar
O seu suéter de cashmere precisa estar 100% seco antes de ir para o armário, para evitar que proliferem ovos e larvas de mariposas – as famosas traças –, que, com o tempo, podem corroer a peça. Existe um truque inusitado, mas que funciona, para garantir: coloque a roupa dentro de um saquinho próprio por 48h no freezer; isso vai eliminar os eventuais bichinhos. Uma vez seco, sempre guarde o seu suéter dobrado, nunca pendurado em cabide, para não deformá-lo, ok?
Postado em: