Tecidos nobres escolhidos pela Oficina para suas camisetas, modal e algodão têm diferenças significativas em termos de origem, propriedades, e características de uso. É fundamental saber quais são as principais nuances entre eles para definir a melhor escolha para o seu estilo de vida. Acompanhe.
1. Origem e composição
- Algodão: É uma fibra natural, obtida a partir das sementes da planta de algodão. É 100% natural e biodegradável.
- Modal: É uma fibra semissintética, derivada da celulose da madeira. Apesar de ser uma fibra regenerada e também biodegradável, o modal passa por um processo químico para ser transformado em tecido.
2. Textura e toque
- Algodão: É conhecido por sua suavidade, especialmente em algodões de alta qualidade, como o algodão pima ou egípcio. Pode variar desde uma textura mais áspera até um toque extremamente suave, dependendo da qualidade e do acabamento.
- Modal: É geralmente mais macio que o algodão, oferecendo uma sensação de "toque de seda". Mantém essa suavidade mesmo após muitas lavagens.
3. Durabilidade e resistência
- Algodão: Tem boa durabilidade, mas pode encolher ou perder forma com o tempo, especialmente se não for tratado adequadamente. Também pode ficar áspero após muitas lavagens.
- Modal: É mais resistente ao encolhimento e à perda de forma em comparação com o algodão. Além disso, é mais resistente a rugas e mantém a suavidade e a cor por mais tempo.
4. Absorção de umidade
- Algodão: É altamente absorvente e respira bem, o que o torna ideal para climas quentes e para absorver o suor.
- Modal: Também é altamente absorvente, até mais do que o algodão. O modal é conhecido por absorver 50% mais umidade que o algodão, sendo uma escolha popular para roupas íntimas, de performance esportiva ou roupas de cama.
5. Sustentabilidade
- Algodão: A produção de algodão pode ser intensiva em termos de água e uso de pesticidas, dependendo das práticas agrícolas. No entanto, existem opções de algodão orgânico que são mais sustentáveis.
- Modal: A produção de modal é mais sustentável do que a de fibras sintéticas, mas ainda envolve processos químicos. A Oficina utiliza métodos mais ecológicos para produzir modal, reduzindo assim o impacto ambiental.
6. Custo
- Algodão: Geralmente mais acessível, mas isso pode variar muito dependendo da qualidade do algodão.
- Modal: Tende a ser mais caro do que o algodão tradicional, devido ao processo de produção e às suas características superiores em termos de suavidade e durabilidade.
7. Aplicações
- Algodão: Usado amplamente em roupas, toalhas, roupas de cama e muito mais, graças à sua extrema versatilidade. Não à toa, a versão Pima é a preferida da Oficina em suas camisetas Essenciais.
- Modal: Comumente utilizado em roupas íntimas ou de performance esportiva, além de roupas de cama, onde a suavidade e o conforto são essenciais. Ele agora dá vida à camiseta Move, da Oficina, e promete não sair mais do seu guarda-roupa.
Postado em: