O que é Quiet Luxury?
De um modo geral, o quiet luxury refere-se a maneiras de vestir que sutilmente transmitem status por meio de materiais, cortes afiados e discretos, em vez de designs excêntricos e logos berrantes.
Esse termo está em alta pois a estreia da quarta e última temporada da série Succession (HBO) reacendeu esse debate que já tomava conta das rodas masculinas desde a última temporada de desfiles internacionais: a elegância discreta. Por isso o luxo silencioso, ancorado em peças atemporais, neutras e com extrema qualidade de materiais, é o que há de mais atual na moda feita para os homens.
Na prática: esqueça estampas chamativas e logotipos ostentação. Chique, mesmo, é ser sóbrio. Vestir-se para si mesmo e não para os outros. As etiquetas internas, com a assinatura e a composição das suas roupas, valem mais do que uma marca gritando no peito.
Esse luxo, digamos, mais “tranquilo” tem um apelo do tipo “quem sabe, sabe” e promete uma exclusividade mais genuína do que a encontrada quando alguém compra roupas com uma proposta mais óbvia do luxo. Só quem entende o valor agregado de um produto premium é que investe em uma peça discreta, mas com processos de confecção e comunicação muito mais especiais.
Um excelente exemplo pode ser visto na série The Bear, onde o protagonista Carmy Berzatto veste uma simples camiseta branca que se tornou icônica. A peça, apesar de minimalista, reflete perfeitamente esse estilo, destacando-se pela qualidade e design impecável, sem precisar de excessos.
Nessa filosofia, a Oficina Reserva está ao lado de grifes globais como Brunello Cucinelli, Zegna, Loro Piana e The Row. O movimento é tão significativo que, até marcas famosas pela estética estampada, agora oferecem uma seleção de peças lisas, como cardigãs, blazers, camisas e até bolsas sem muitos adornos, com preços um pouco mais altos, mas que refletem um ótimo custo-benefício.
Vale a pena aderir ao estilo do quiet luxury?
O termo quiet luxury pode estar em alta, mas na verdade ele é um estilo que já existe há anos! Isso significa que o tempo já o validou. Aderir ao estilo do luxo silencioso não é seguir uma tendência, muito pelo contrário. Por isso, existem vários benefícios quando vamos atrás das peças corretas para nosso guarda roupas:
- Durabilidade: roupas de qualidade feitas com materiais premium duram mais tempo e oferecem melhor custo-benefício do que peças mais baratas e de qualidade inferior. Isso significa que, a longo prazo, você estará economizando dinheiro, evitando compras frequentes e desnecessárias de roupas.
- Versatilidade: roupas de luxo silencioso tendem a ser mais versáteis, permitindo combinações com diferentes peças e looks. Com um guarda-roupa bem selecionado, é possível criar diversas combinações sem precisar ter muitas roupas.
- Elegância discreta: o quiet luxury não exige ostentação e permite que você transmita elegância de forma sutil, sem precisar chamar a atenção. Isso significa que você pode se vestir bem sem parecer extravagante ou pretensioso.
- Sustentabilidade: roupas de qualidade são feitas para durar, o que significa que o consumo excessivo é reduzido. Além disso, marcas que adotam o conceito de luxo silencioso muitas vezes têm um compromisso com a produção sustentável e responsável.
- Autoexpressão: vestir-se para si mesmo e não para os outros é uma forma de se expressar e de mostrar a sua personalidade de forma sutil. Adotar o conceito de quiet luxury significa investir em roupas que sejam a sua cara, que combinem com o seu estilo e que transmitam a sua identidade.
Onde se inspirar
Succession
Preste atenção nos personagens de Succession para entender o movimento. Além da trama ser excelente, você certamente vai se inspirar com as produções de Roman e Kendall Roy, os irmãos que amam se odiar e odeiam se amar. O que os une são as calças bem cortadas, as jaquetas de couro poderosas, as camisas ajustadas e até as camisetas lisas, que de simples não têm nada. Repare que os acessórios, como tênis, bonés e óculos escuros, encaixam perfeitamente no conjunto das produções. Faça como eles e valorize os básicos – reinventados, é claro.
Billions
Se você procura inspiração para um estilo de luxo discreto, olhe para Bobby Axelrod de Billions. O personagem, interpretado por Damian Lewis, é um bilionário do mundo financeiro que sabe como se vestir com elegância e sobriedade. Ele usa ternos de corte impecável, mas também tem um estilo mais casual com bombers, calças jeans, e camisetas henleys. Para seguir o estilo de Bobby, escolha peças clássicas e atemporais e brinque com sobreposições.
007
James Bond é um ícone da moda masculina há décadas e seu estilo elegante e sofisticado é um exemplo do luxo silencioso. Aliás, sempre foi. Desde o smoking clássico até os trajes sob medida, Bond é um exemplo de como usar roupas para transmitir poder e confiança sem precisar de estampas ou logos extravagantes. O personagem, interpretado por vários atores ao longo dos anos, é conhecido também por usar acessórios de alta qualidade, como relógios e sapatos. Para incorporar o estilo de Bond, invista em roupas sob medida, em acessórios de alta qualidade, e em peças que há 20 anos e daqui 20 anos ainda estão “na moda”.
Suits
Se você ainda não assistiu Suits, está perdendo a oportunidade de se inspirar em Harvey Specter. O personagem, interpretado por Gabriel Macht, é conhecido por seus ternos impecáveis, camisas brancas e gravatas discretas. Harvey é um advogado de sucesso e seu estilo reflete sua posição de poder e autoridade. Além disso, ele sabe como usar cores neutras e tecidos de qualidade para transmitir sofisticação sem precisar ostentar. Para incorporar o estilo de Harvey em seu guarda-roupa, invista em ternos bem cortados, camisas de algodão e gravatas lisas em tons neutros.
Um modo de vida
Mas, mais do que uma escolha por roupas sóbrias e atemporais, a tendência “quiet luxury” na moda acompanha um modo de vida. Quem adere ao movimento, em geral, é fã de um estilo clássico com um twist, no qual a diferença está nos detalhes. Também não é adepto da superexposição, ou seja, não é de ficar compartilhando compras no Instagram. Afinal, em Succession ou na vida real, a discrição é a alma do negócio, certo? Luxo silencioso também diz respeito a uma maior consciência social: não pega bem ostentar e consumir loucamente em um período de vacas magras, de guerra e de profunda desigualdade. Por que comprar três calças pretas para aproveitar os preços baixos se você só precisa de uma boa calça preta no dia a dia? O raciocínio nos leva a estender a consciência social à ambiental. O consumo desenfreado é nocivo ao planeta, já sabemos. Portanto, comprar menos e melhor contribui para diminuir o descarte. Uma roupa com design atemporal, feita com materiais de primeira, dura mais e resiste melhor ao vaivém de tendências e costumes. Mais do que a onda da vez, o quiet luxury é um sinal de maturidade na maneira de viver e de consumir. E, aqui na Oficina, a gente apoia 100% a reflexão sobre a nossa relação com estilo e com a sociedade.