O couro é durável, mas não imune a arranhões, estiramentos ou sujeiras. Afinal, assim como nossa pele, ele também é um tecido natural. Manter alguns cuidados diários é essencial para proteger seus itens de couro e prevenir desgastes.
Manter o couro limpo é essencial. Faça uma limpeza profunda do couro cerca de duas vezes ao ano. Use um pano macio com água morna para limpar cuidadosamente a superfície do item, removendo poeira e sujeira. Isso vale tanto para calçados quanto para jaquetas de couro. Nunca lave o couro na máquina de lavar.
Em caso de mofo, evite soluções caseiras e busque produtos específicos para limpeza de couro a fim de preservar a peça sem danos.
A lavagem a seco é uma opção, mas escolha uma lavanderia especializada em couro para melhor conservação das suas roupas.
Arranhões no couro geralmente não podem ser removidos completamente, mas é possível minimizar sua aparência. Após a limpeza a peça, dobre o couro sobre o arranhão algumas vezes e use um pouco de óleo ou hidratante para reduzir a aparência do arranhão.
Para manchas, evite produtos com álcool, fragrâncias ou corantes. Use um pano úmido com água morna ou lenço umedecido para remover suavemente a mancha, sem aplicar muita pressão para evitar descoloração do couro.
Deixe o couro secar naturalmente por pelo menos 10 a 12 horas, longe do calor ou luz solar direta. Em seguida, hidrate sua peça de couro.
Por ser um tecido constituído de pele animal, o couro precisa ser hidratado regularmente para evitar que resseque e perca suas características originais. Para tal, use produtos específicos aplicados com um pano.
Aplique suavemente, esperando secar e removendo o excesso antes de guardar a peça.
Ao guardar, evite colocar sua peça em sacos plásticos. O couro precisa respirar para evitar mofo e bolores.
Pegou chuva? Jamais guarde a peça molhada, seque o couro com um pano e deixe-o em local arejado até secar completamente.
Jamais dobre essas roupas, caso contrário as dobras vão ficar aparentes, difíceis de tirar, danificando a peça. Mantenha sempre em cabides em um lugar sem umidade e tire-as do guarda-roupa uma vez ou outra para dar uma arejada.
Guarde sapatos sociais e botas de couro em local fresco e seco. Utilize formas de cedro ou papel de seda para preencher os sapatos e manter sua forma.
Sapatos de couro envernizados devem ser guardados em sacos de pano para proteger seu acabamento brilhante e características únicas.
Evite sobrecarregar as pastas e bolsas, mas não se preocupe se o couro se moldar com o passar do tempo. Isso é até uma característica do material justamente por ele ser natural.
Ao armazená-las, que sejam vazias e em pé, para evitar deformações.
Se não pretende usá-las em breve, coloque-as em uma prateleira e cubra-as para protegê-las do pó e sujeira. Se for possível, preencha-as com papel de seda.
A melhor maneira de guardar um cinto em casa é pendurá-lo levemente em um armário seco e escuro. Antes de pendurar para armazenar, é bom remover a poeira com um pano macio ou uma escova de cerdas suaves.
Rotacione o uso dos cintos para prolongar a durabilidade de todos os seus cintos de couro.
Conheça nossos produtos de couro